Os tipos de processo
A título de informação, são três os sistemas de reúso e aproveitamento de águas inerentes aos nossos processos: sistemas de aproveitamento das águas pluviais (AAP), reciclagem das águas cinza (RAC), recuperação das águas residuárias (RAR) e seus respectivos processos nas edificações. Em geral, os sistemas de reúso de água realizam o tratamento de águas menos nobres para o seu reaproveitamento para fins não-potáveis, tais como irrigação, lavagem e limpeza, e descarga sanitária dentre outros.
Água cinza: efluente que não possui contribuição da bacia sanitária (esgoto primário) e da pia de cozinha (gordura), ou seja, o esgoto gerado pelo uso de banheiras, chuveiros, lavatórios, máquinas de lavar roupa e tanques em residências, escritórios comerciais, escolas etc.
É importante destacar mais uma vez a nossa preocupação com a gestão dos recursos hídricos na edificação e assim promover a redução no consumo predial de água potável, o que será extremamente necessário para enfrentar uma possível escassez de água no futuro dentro do contexto do nosso município.