O que fazemos
Sistemas de reúso de águas cinza. Esse é o foco da SRA Engenharia. Conceber e criar sistemas inteligentes cujo objetivo é produzir água de reúso, inclusive com características de potabilidade, a partir de efluentes cinza ou até mesmo efluentes oriundos de tratamentos primários em Estações de Tratamento de Esgoto. Modernas edificações projetadas para contribuir no uso racional da água, tem como premissa a separação total na sua rede de egoto, ou sega, o esgoto primário não se mistura com sabão, nem com a gordura. Esse Projeto de vanguarda nasceu quando os Sócios da SRA Engenharia em parceria com empresas construtoras da cidade de Niterói conceberam um processo especial de segregação, coleta e destinação dos esgotos domésticos, produção da água de reuso e sua respectiva distribuição em rede proprietária. A partir de então, a empresa manteve um projeto contínuo de pesquisa e desenvolvimento voltado para o sistema de tratamento e reutilização de água, até chegar ao moderno e eficaz sistema que é utilizado atualmente, com um elevado índice de satisfação e reconhecimento por parte de seus clientes e parceiros.
Em dezembro de 2007, nasce a SRA engenharia com a finalidade específica de aprimorar e desenvolver o sistema de reúso de águas cinza. A empresa implementou uma iniciativa pioneira com grande relevância e preocupação com o meio ambiente e, sobretudo, no uso racional da água, em novas edificações visando economia para os seus futuros proprietários e em especial a vanguarda nas ações de preservação desse bem mineral, um dos recursos naturais mais importantes para a vida humana.
Em busca de um desenvolvimento urbano mais sustentável e da preservação dos recursos hídricos naturais, práticas descentralizadas de conservação de água nas edificações podem contribuir para a redução do consumo de água potável, através do uso de fontes alternativas de “águas menos nobres” para reúso não-potável, como irrigação de jardins, lavagens e limpezas de áreas externas, em descargas de bacias sanitárias, etc.
Tratando-se do mercado imobiliário da cidade de Niterói, várias construtoras já implantaram em seus empreendimentos o SISTEMA DE REÚSO DE ÁGUAS, notadamente as águas cinza. Não se tem notícia de iniciativas similares e com características eloquentes que venham a reproduzir uma preocupação efetiva com a sustentabilidade ambiental em outra cidade.
É importante lembrar que na implantação do sistema obtém-se benefícios a montante e a jusante pois, diminui-se a demanda por água potável para seu consumo e por conseguinte também diminui sua contribuição na produção de esgotos, minimizando assim, uma eventual sobrecarga na rede e na Estação de Tratamento da Cidade.